Outros
Edição das Actas do VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Edição das Actas do VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Dois anos após a realização, em Lisboa, do VI Encontro de Museus e Comunidades de Língua Portuguesa (setembro de 2011), o ICOM-Portugal informa que se encontram disponíveis e em circulação as respetivas Atas. Trata-se de uma edição conjunta do ICOM-PT e da CPLP, conforme objetivo então traçado e tendo em vista valoriza os contributos das várias dezenas de conferencistas e autores representados.

Seguindo a organização temática que enquadrou o programa científico daquele VI Encontro, também o livro, de 348 páginas, com coordenação editorial de Graça Filipe, apresenta os seus conteúdos estruturados nas seguintes secções:

- Língua, Objeto, Museu, enquanto tema da conferência de abertura, da autoria de Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses;

- Museus em países e comunidades de língua portuguesa: tradição e modernidade;

- Museus comunitários ? experiências e papel renovador na museologia contemporânea,  da autoria de Hugues de Varine;

- Museus e desenvolvimento: parcerias e projetos de cooperação;

- Museus e sustentabilidade;

- Profissionais e sua formação.

Relativamente às três últimas temáticas, as comunicações e os posters apresentados decorreram de processo de submissão e aceitação por critérios científicos e, após o VI Encontro, os textos foram uniformemente solicitados aos seus autores, que na sua maioria corresponderam e estão editados na presente publicação.Estaenriquece a bibliografia de temática museológica em língua portuguesa e permite dar a conhecer aspetos e diferentes realidades culturais e patrimoniais em que agem os profissionais de museus nos países da CPLP e em outras comunidades que usam a língua portuguesa.

Contamos que a divulgação destas Atas contribua para o desenvolvimento da partilha de experiências e da ligação entre todos os que atuam e se interessam pelos museus dos países e comunidades de língua portuguesa.

O livro está a ser distribuído aos autores que nele colaboraram. Aos demais participantes no VI Encontro, a membros do ICOM-PT e a bibliotecas e centros de documentação do sector que o solicitem ao Secretariado, poderá ser oferecido, dependendo do número de exemplares disponíveis e cabendo aos interessados o custo dos portes de correio. 


« Voltar