Outros
Carta de Siena - Conferência Internacional de Siena (Julho de 2014)

A Conferência Internacional de Siena, ocorrida em Julho de 2014, a qual aprovou a "Carta de Siena", foi o ponto de partida para o desenvolvimento do tema ?Museus e paisagens culturais?, tema do Dia Internacional dos Museus em 2016, bem como da próxima Conferência Trienal do ICOM, a ter lugar em Milão.

 

A Carta e os propósitos emanados do ICOM sobre o mesmo documento têm quatro propósitos principais: desenvolver a percepção de que a paisagem difere de país para país e está ligada a diferentes contextos culturais; indicar as paisagens culturais como responsabilidade dos museus, no âmbito de novas funções sociais e territoriais; demonstrar que o desenvolvimento das relações entre museus e paisagens culturais incentiva o estabelecimento de novas parcerias e redes, e o desenvolvimento de novas abordagens interdisciplinares; indicar que é possível promover o desenvolvimento sustentável e preservar as paisagens, incentivando o turismo sem pôr em causa o património natural e cultural.

 

?Implicar os museus na gestão e no cuidado da paisagem cultural significa desenvolver a sua vocação natural, alargando sua responsabilidade desde as coleções até ao património e ao território.? (Carta de Siena, n. 5)

Download de documento associado


« Voltar