Outros
Recomendação da UNESCO relativa à protecção e promoção dos museus e das colecções, da sua diversidade e do seu papel na sociedade

Esta recomendação incorpora pela primeira vez a necessidade dos museus e coleções terem em atenção a sua função social. Acentua nomeadamente o papel dos museus nas sociedades atuais como espaço de encontro, instrumento de promoção da inclusão social e promoção da diversidade cultural e natural. Reafirma o papel indispensável das heranças e dos patrimónios na construção duma cultura de paz e de direitos humanos como instrumento para enfrentar as mudanças que estão a ocorrer no mundo atual.

 

Defende a importância das políticas públicas nos campos da preservação, da investigação, da educação e da comunicação que permitam aos museus proteger e transmitir o património cultural às gerações futuras e contribuir no presente para sociedades mais inclusivas. Considera ainda fundamental  a necessidade de qualificação de valorização dos profissionais dos museus, a promoção das boas práticas e a valorização do trabalho em rede nos museus e centros culturais.

 

Os Estados Membros da UNESCO são convidados a tomar medidas legislativas, técnicas e financeiras, de modo a desenvolver ações de planeamento e politicas operacionais dirigidas aos museus, às coleções e aos públicos dos respetivos países. Nesta perspetiva, são vários os desafios que se colocam às políticas públicas portuguesas, aos s museus e seus profissionais com vista a preencher de forma integrada as áreas de intervenção contempladas na nova Recomendação.

 

O texto final da Recomendação, adotado pela Assembleia Geral da UNESCO, pode ser consultado em: http://www.unesco.org/new/en/culture/themes/museums/recommendation-on-the-protection-and-promotion-of-museums-and-collections/.

 

O documento original da recomendação pode ser descarregado diretamente aqui (PDF). E encontrará como documento associado a esta página a tradução para Português da recomendação.

Download de documento associado


« Voltar