Jornadas

V JORNADAS ICOM.PT (2007) Gestão de museus em Portugal



V JORNADAS ICOM PORTUGAL (2007)
Gestão de Museus em Portugal.  Dos modelos à autonomia

Museu Nacional Soares dos Reis, Porto
23 de Março de 2007

O texto de referência para estas Jornadas, Gestão de Museus em Portugal.  Dos modelos à autonomia, é da autoria de Alberto Guerreiro, publicado na revista Estudos de Castelo Branco e, numa versão abreviada, na revista on-line ARTE CAPITAL (aqui disponibilizado).  Escolhemos este texto porque é uma reflexão serena e imparcial sobre os modelos de gestão nos diversos enquadramentos regulatórios e normativos.

Convidamos todos os interessados a contribuírem com sugestões para esta lista de documentos de referência, estejam disponíveis on-line ou em papel.

A União Europeia publicou, no último trimestre de 2006, um Relatório que teve eco na imprensa nacional. The Economy  of Culture, (que pode ser consultado aqui), apesar de extenso, torna-se extremamente interessante por ser a primeira análise a nível europeu e pela abordagem do sector que propõe.

Nesta perspectiva, a leitura de Contribuições para a formulação das políticas públicas no horizonte 2013 relativas ao tema Cultura, Identidades e Património. Relatório Final que aqui lhe deixamos, e produzido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pelo Observatório das Actividades Culturais em Outubro de 2005, torna-se duplamente interessante.  E é muito bem complementado pelo texto de José Soares Neves e Jorge Alves dos Santos que, intitulado Os museus em Portugal no período 2000-2005: dinâmicas e tendências que nos traz a actualização do panorama museológico e contribui para a reflexão sobre esta temática.

 Nuno Guina Garcia escreveu O museu entre a cultura e o mercado.  Um equilíbrio instável, publicado pelo Instituto Politécnico de Coimbra em 2003.  É uma reflexão sobre a situação dos museus na Europa e feita por alguém exterior à área o que, de alguma forma, é refrescante.  A aposta de Nuno G. Garcia reside, para os museus, na opção pela gestão da qualidade.  A reflexão pessoal e o trabalho de investigação que esteve na base deste livro, resultado de uma tese de mestrado, contribuíu também para o desenvovimento do percurso profissional do autor que, em 2006, frequentou o Curso de Alta Direcção em Administração Pública, no Instituto Nacional de Administração.

A questão da gestão em museologia é um tema largamente debatido entre a comunidade profissional.  O texto de Peter van Mensch (Reinwardt Academie, Amsterdam), Museology and management: enemies or friends?  Current tendencies in theorethical museology and management in Europe, além de ser uma excelente síntese desta discussão, clarifica os modelos teóricos que podem funcionar como estrutura conceptual integradora da museologia e da teoria da gestão.

Já numa perspectiva de gestão propomos dois textos centrados em questões estratégicas.
Unravelling Cultural Value, de Gus Geursen e Ruth Rentschler,  debate a questão dos valores culturais e especificamente da accountability e visa propor uma definição dos valores culturais.
David Fleming, actualmente o presidente do Intercom, em The Museum as Social Enterprise, propõe uma nova abordagem à função do museu.

Em  Mission, Money, and Merit ,Kersti Krug e B. Weinberg testam um modelo tridimensional de apoio à decisão.

Na página Bibliografia encontrará uma listagem de recursos disponíveis no Centro de Documentação da Rede Portuguesa de Museus, a quem agradecemos a disponibilização.



« Voltar