Jornadas

VII JORNADAS ICOM.PT (2009) Museus e Turismo


VII JORNADAS ICOM.PT (2009) Museus e Turismo

VII JORNADAS ICOM.PT
Museus e turismo
Antagonistas ou parceiros? Competidores ou colaboradores?

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
27 e 28 de Abril de 2009

Os museus, estando ao serviço da sociedade, têm o dever de preservar o património cultural, mas também de encorajar a participação da comunidade, desempenhando ao mesmo tempo o papel de educador e mediador cultural e promovendo, especificamente, um melhor entendimento à volta das questões da protecção e respeito pelo património cultural, tangível e intangível.

O turismo é essencialmente uma actividade comercial, desenvolvida por vários intervenientes com o objectivo de produzir benefícios económicos. O turismo cultural é também, e antes de mais, uma forma de turismo, que, tal como as outras, envolve o consumo de experiências e produtos. O que se pretende, neste caso, é transformar um bem cultural em algo que o turista poderá consumir.

Serão os objectivos destas duas áreas incompatíveis? Haverá formas de conciliar a obrigação de educar para a preservação do património e a vontade de criar produtos atractivos, comercialmente viáveis e lucrativos? Será que existem objectivos comuns, que possam levar à criação de parcerias para o desenvolvimento de um turismo cultural sustentável?

Ver programa

Resumos das comunicações

Notas biográficas dos oradores

Bibliografia



« Voltar