Jornadas

XI JORNADAS ICOM PT (2014) Planear e programar museus


XI JORNADAS ICOM PT (2014) Planear e programar museus

Programa

Notas biográficas dos oradores

Cartaz

Apresentação em português da Gail Lord (Pdf, 2,7MB)

 

Realizam-se no dia 31 de Março, às 14h, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa as XI Jornadas do ICOM PT, intituladas "Planear e programar museus: Criar conexões, envolver a sociedade, construir uma visão cultural para o desenvolvimento".

Este ano, a direcção do ICOM-PT faz incidir a abordagem das jornadas da Primavera numa problemática que considera pertinente e de grande oportunidade, presente e futura, para a reflexão e o debate, tanto entre profissionais e responsáveis pelas tutelas de museus (e por políticas públicas que abarcam a sua razão de ser e funcionamento), como entre todos os que, para além de  serem utilizadores/visitantes/ públicos, têm expectativas quanto ao papel social dos museus e do património natural e cultural, nomeadamente em Portugal.

Através de uma abordagem teórica e prática sobre a planificação e a programação dos museus, pretendemos  reforçar a indispensabilidade da planificação estratégica de projectos culturais protagonizados por museus ou em que estes estão implicados, ajudando a construir uma visão cultural para a sociedade contemporânea ? em que o património e os acervos museais constituam recursos efectivos de processos de desenvolvimento integrado. Pretendemos igualmente reforçar a importância da actuação dos profissionais no universo patrimonial e museológico e a necessidade de que sejam reconhecidos profissionalmente, em conjugação com outros especialistas, na planificação e na programação de museus, com o envolvimento de equipas em quantidade e qualidade adequadas às conexões com a sociedade e as comunidades de pertença do património.

 

Finalmente, esta jornada servirá também para introduzir a temática de 2014 sugerida pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus e a sugerir algumas linhas que as entidades aderentes a esta comemoração poderão vir a explorar sobre Museus: as colecções criam conexões.


pub: 7 de Fevereiro de 2014

« Voltar