Seminários e Encontros

MUSEUS E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA


MUSEUS E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

O ICOM Portugal organiza no dia 7 de Novembro, no Museu Nacional Soares dos Reis no Porto, o encontro Museus e Sustentabilidade Financeira.

 

Não é segredo que a gestão dos museus requer um avultado investimento financeiro. No entanto, os museus em Portugal, e nomeadamente os museus públicos e ou apoiados financeiramente pelo Estado, têm vindo a sofrer um congelamento, e em alguns casos até, um decréscimo acentuado do orçamento operacional que lhes é atribuído. Por outras palavras, os museus têm que procurar fontes de rendimento autónomas.

 

O programa do recém-eleito governo apresenta para os museus uma linha estratégica: reavaliar a política de gratuitidade dos museus públicos. Será este posicionamento suficiente para resolver a situação, por muitos qualificada de penúria, de alguns dos nossos maiores museu? Qual é o impacto  (financeiro e identitário) desta revisão? Que soluções têm os museus aplicado para compensar a falta de investimento das tutelas? Qual o peso do rendimento das vendas de loja, restaurantes e cafetarias e do aluguer de espaços no orçamento dos nossos museus ? Os programas de voluntariado vieram alterar o mapa financeiro dos museus? De que modo? Com que custos éticos? E quais as implicações destas políticas financeiras na missão do museu? Estará o museu a comprometer a sua essência identitária ao preocupar-se com a rendibilidade?

 

Neste Encontro procuramos respostas para estas questões e dar a conhecer práticas e modelos orçamentais que funcionam e que permitem aos museus almejarem um verdadeiro desenvolvimento estratégico.

 

Organização Inês Fialho Brandão e Maria Vlachou

 

COMUNICAÇÕES

Bina, Eliene. Investimento financeiro em museus: a experiência brasileira

Fialho Brandão, Inês. Pode repetir?! Quando os museus escolhem a alienação responsável.

Filipe, Graça. O poder dos museus: Reflectindo sobre as missões e a sustentabilidade dos museus, em teoria e na prática

Ponte, António. Novos produtos para novos mercados

Rendeiro, Humberto.       Arquétipos para uma gestão museológica sustentável      

Saias, Marco Alexandre. A propriedade intelectual e os museus

Silvestre, Rui. Gratuito, não gratuito ou utilizadores pagadores? As lições das SCUTs e os Museus

Soto, Moana e Serrano Ferreira, Carlos. Qualidade Total: um mecanismo de construção de sustentabilidade financeira nos museus

Vlachou, Maria. A nossa família como garantia da nossa sustentabilidade

 

Ficha de inscrição
Programa

Sinopses das comunicações
Notas biográficas dos oradores
Bibliografia
Cartaz
Lista de participantes


pub: 25 de Setembro de 2011

« Voltar