Seminários e Encontros

Encontros de Outono 2015 - Os Museus face à crise económica na Cultura - Desafios e Estratégias

Museu Municipal de Penafiel - Penafiel


Encontros de Outono 2015 - Os Museus face à crise económica na Cultura - Desafios e Estratégias

Estes encontros de Outono são já uma tradição para a comunidade museológica nacional e neste ano discutimos, apoiados nas visões de vários colegas oradores, os problemas que os museus encontram em tempo de crise e as formas propostas ou encontradas para ultrapassar os desafios colocados actualmente pela crise económica.

 

Esta edição dos Encontros de Outuno foi organizada pelo ICOM Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e o Museu Municipal de Penafiel e teve o seu início pelas 09:30h com a recepção aos participantes.

 

 

Constam do programa, conforme poderão verificar abaixo, comunicações de Francesc Xavier Roige Ventura (Universidade de Barcelona), Katrin Hieke (ICOM Alemanha), Suzana Meneses (Museu da Chapelaria) e Emanuel Sancho (Museu do Traje de São Brás de Alportel) centradas no tema em discussão.

 

Os Encontros de Outono foram encerrados por António Ponte, Director Regional de Cultura do Norte e tiveram, na sessão de abertura, a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

 

Programa do Encontro de Outono de 2015 (JPG)

 

Material de divulgação

 


 

COMUNICAÇÕES

 

Suzana Meneses, Museu da Chapelaria, Funcionamento do Museu da Chapelaria e seu reconhecido modelo de gestão (PDF)

 

Katrin Hieke, ICOM Alemanha, Staying Alive - Key Concepts and Flagship Projects in Germany Striving for Economic Sustainability (PDF)

 

Emanuel Sancho, Museu do Traje de São Brás de Alportel, São Brás de Alportel: Um Museu de Comunidade (PDF)

 


CONCLUSÕES

 

Isabel Silva, Museu D. Diogo de Sousa, Conclusões do Encontro de Outono de 2015 (PDF)


pub: 30 de Outubro de 2015

« Voltar