Notícias
Conferência Internacional "Museus e Políticas", por Luís Raposo
1 de Outubro de 2014

Luís Raposo, anterior presidente do ICOM Portugal e membro da direcção do ICOM Europa, teve a seu cargo uma das conferências inaugurais da Conferência Internacional “Museus e Políticas”, organizada conjuntamente pelas Comissões Nacionais do ICOM da Rússia, da Alemanha e dos Estudos Unidos da América e dá-nos notícia da sua participação e da discussão gerada neste evento. O texto (e imagens) podem ser consultados no seguinte link.


Integrada no programa comemorativo dos 250º aniversário da criação do Museu do Hermitage, teve lugar em S. Petersburgo entre 8 e 12 de Setembro de 2014 a Conferência Internacional “Museus e Políticas”, organizada conjuntamente pelas Comissões Nacionais do ICOM da Rússia, da Alemanha e dos Estudos Unidos da América e na qual participaram cerca de 450 profissionais de museus provenientes de todo o Mundo e especialmente da Europa. Durante a Conferência foi inaugurada uma nova ala do Museu, dedicada à Arte Contemporânea, assim como mais um bloco da ambiciosa “Cidade do Hermitage”, um complexo de edifícios destinados a reservas e laboratórios, situados fora do centro da cidade. Após a sessão solene de abertura, presidida pelo Governador de S. Petersburgo e em que interveio o Presidente do ICOM, Hans-Martin Hinz e bem-assim os Presidentes das Comissões Nacionais do ICOM organizadoras, tiverem lugar as duas conferências iniciais, a cargo de Luís Raposo, membro da Direção do ICOM Europa (A Declaração de Lisboa e o Futuro dos Museus), e de Mikhail Piotrovsky, Diretor-geral do Museu do Hermitage e Presidente da Associação Russa de Museus (O Presente e o Futuro do Museu do Hermitage). Nos dias seguintes a Conferência funcionou primeiro em plenário e depois em quatro secções, em diferentes museus de S. Petersburgo, tendo sido apresentado um total de várias dezenas de comunicações. A sessão de encerramento, que incluiu vivo debate sobre o balanço dos dias anteriores e as perspetivas futuras, decorreu no salão central do magnífico Palácio de Tsarskoye Selo, situado nos arredores de S. Petersburgo. Depois de S. Petersburgo, realizou-se ainda uma sessão de trabalho pós-Conferência na cidade de Yekaterinburgo, situada nos Urais.

 

Da intervenção de abertura do representante do ICOM Europa, Luís Raposo, que constituiu uma espécie de ponto de partida para reflexão subsequente e foi amplamente saudada, salientam-se as seguintes conclusões finais: a) Políticas públicas: têm de ser ainda consideradas como cruciais; seria um erro acreditar que o papel dos normativos e das entidades de direito internacional, assim como das políticas e das administrações públicas nacionais foi superado por uma tendência para o liberalismo sentido num número crescente de países e regiões; se há uma esfera em que o interesse público deve ser enfatizado, é a de memória e património. Novas estratégias são, no entanto, necessárias para o financiamento. Alguns exemplos já em prática são: os impostos sobre alguns produtos relacionados à cópia privada, percentagens em lotarias, relações diretas com as receitas do turismo; b) Back to basics: é necessário recentrar estrategicamente os museus naquilo que eles têm de essencial, as coleções e comunidades; c) Novas práticas de gestão: autonomia e responsabilidade são os conceitos-chave, que fornecem o enquadramento adequado para promover novos procedimentos gerenciais, suscetíveis de conduzir à busca de novas fontes de financiamento por meio de parcerias, merchandising e exposições temporárias, incluindo as de tipo blockbuster (que são, no entanto, particularmente problemáticas); d) Reconstruindo otimismo: cidadania e "mercado" podem ser compatíveis, como é o caso em um número crescente de museus em os EUA e na Europa, onde a entrada gratuita levou a um aumento significativo no número de visitantes e de visibilidade social, provocando o aumento de receitas de loja, atividades sociais e prestação de serviços, nomeadamente de assessoria.

 

Informações adicionais sobre esta importante Conferência podem ser obtidas no blogue especialmente criado para a preparar e que passará a constituir uma plataforma permanente de discussão: Museums, Politics and Power | An International Conversation  (www.museumspoliticsandpower.org/).

 

Abertura Conferência

Abertura: Sessão solene de abertura durante a intervenção do Presidente do ICOM, Hans-Martin Hinz

 

Conferência de Luís Raposo

Intervenção de Luís Raposo (na mesa o Presidente do ICOM Rússia, Vladimir Tolstoy e Mikhail Piotrovsky, Diretor-geral do Museu do Hermitage e Presidente da Associação Russa de Museus)

 

Reservas

Reservas 1: Um dos edifícios da “cidade do Hermitage”, decorado com motivos de arte rupestre das coleções de arqueológica pré-histórica

 

Reservas

Reservas 2: Plano geral da “Cidade do Hermitage”, centro de reservas e laboratórios do Museu

 

Encerramento

Encerramento: Sessão de encerramento durante a intervenção de Olga Taratynova, Diretora do Museu Estatal de Tsarskoye Selo


pub. 1 de Outubro de 2014

« voltar