Notícias
Museum International sob a responsabilidade editorial do ICOM Internacional
29 de Outubro de 2014

ICOM anunciou este mês a publicação on-line do primeiro número da revista Museum International sob a responsabilidade do Conselho Internacional de Museus, mas mantendo os objectivos de promoção do intercâmbio de informação sobre museus e património cultural numa perspectiva internacional. Resultado de uma colaboração com a Wiley-Blackwell, o ICOM detém agora a responsabilidade exclusiva sobre a política editorial e de conteúdos desta importante publicação cujo arquivo ficará disponível doravante aos membros do ICOM através do link disponível na plataforma ICOMMUNITY (são necessários os dados de autenticação na plataforma).

 

O ICOM pretende manter a tradição de excelência da Museum International, encorajando a investigação pluridisciplinar e publicando as melhores práticas na salvaguarda e protecção do património cultural, mas com uma política editorial revista e melhorada. A publicação da revista será feita inicialmente, em Inglês, mas está prevista também uma publicação em Chinês através de uma parceria com a Yilin Press, assim como é pretensão do ICOM, numa segunda fase, encontrar parceiros para a edição da revista noutras línguas.

 

A primeira edição da Museum International sob a responsabilidade do ICOM teve como tema os desafios e conquistas na realidade museológica brasileira, um tema de muito interesse para a comunidade portuguesa, que inclui 11 artigos que exploram os museus no Brasil a partir de diferentes perspectivas e sob o foco de diferentes disciplinas.

 

A segunda edição da revista sob a responsabilidade do ICOM, será dedicada ao tema do dia internacional de museus de 2014, “Museum collections make connections”, da qual será editora chefe Léontine Meijer-Van Mensch (presidente do COMCOL) e tem como data prevista para publicação o início de 2015. A partir da publicação destes dois números de transição iniciará funções o comité editorial da revista, com a Prof.ª Dr.ª Tereza Scheiner como editora chefe e com Aedín Mac Devitt como editor executivo, o qual seleccionará os temas dos números futuros da publicação.

 

O ICOM Portugal congratula-se com esta importante notícia e incentiva todos os seus membros a consultar o arquivo (através da ICOMMUNITY) e a divulgar este importante recurso para a comunidade museológica internacional.


pub. 29 de Outubro de 2014

« voltar

Museum International sob a responsabilidade editorial do ICOM Internacional