Notícias
Promoção dos Museus e das Colecções - UNESCO
29 de Outubro de 2014

Foi tornado público em Setembro último e recentemente enviado pela Comissão Nacional da UNESCO ao ICOM Portugal o Relatório preliminar sobre o ante-projecto de Recomendação respeitante à protecção e promoção dos museus e das colecções.
O documento encontra-se disponível para consulta aqui (PDF 50 KB).

 

O ante-projecto da Recomendação seguiu-se à 37ª Conferência Geral da UNESCO (2013) na qual ficou patente que os instrumentos normativos para a promoção dos museus e das colecções são insuficientes, face aos novos desafios da atualidade. Pretende a UNESCO criar um novo documento normativo para os museus que tenha em conta, nomeadamente, os seguintes aspectos: definição dos termos ligados aos museus, às colecções e ao património; directivas para a criação de estruturas jurídicas e de organização dos museus; o papel social dos museus como plataforma de participação cívica; os museus como importantes pólos de investigação; o papel económico dos museus como fonte de criação de emprego e de receitas; o papel educativo dos museus como fonte de educação não formal, o papel das novas tecnologias na digitalização das colecções e a abertura a públicos mais alargados; a promoção do Código de Ética do ICOM.

 

Os Estados Membros deverão transmitir à UNESCO as suas observações e comentários sobre o relatório preliminar até Janeiro próximo. O relatório definitivo será elaborado com base nos comentários enviados e em estreita colaboração com o ICOM Internacional.

 

O ICOM Portugal convida todos os membros que assim o desejem a pronunciar-se sobre o documento referido. Os comentários serão encaminhados para a Comissão Nacional da UNESCO - Portugal. 


pub. 29 de Outubro de 2014

« voltar

Promoção dos Museus e das Colecções - UNESCO