Notícias
Participação do ICOM Portugal na Conferência anual da NEMO em Bolonha
17 de Novembro de 2014

A Network of European Museum Organizations (NEMO) organizou a sua conferência anual em Bolonha, de 6 a 8 de novembro, dedicada ao tema “Living together in a sustainable Europe – Museums working for social cohesion”. 

 

Neste encontro participou Clara Frayão Camacho, em representação da DGPC e do ICOM Portugal. O programa da conferência repartiu-se por quatro painéis: 1) Dimensão política; 2) Dimensão do sector museológico; 3) Dimensão dos museus; 4) Visões e conclusões. O leque de oradores foi muito variado, abrangendo designadamente a eurodeputada britânica Julie Ward; o Diretor da Unidade “Cultura e Criatividade” da Comissão Europeia, Michel Magnier; a coordenadora da Rede de Museus dos Balcãs, Aida Veciz; presidentes de associações e diretores de museus. 

 

As conferências e a discussão nos painéis foram complementadas por testemunhos de representantes de seis países convidados, entre os quais Portugal. Nessa ocasião foi apresentada uma visão geral do cumprimento da missão social dos museus portugueses e evidenciado um exemplo de boas práticas no campo social, o Museu do Papel Moeda, que integra a RPM e cujo resumo pode ser consultado aqui (PDF 66KB).

 

Será publicada, no próximo boletim, informação mais detalhada sobre este encontro.


pub. 17 de Novembro de 2014

« voltar

Participação do ICOM Portugal na Conferência anual da NEMO em Bolonha