Notícias
José Gameiro nomeado Presidente do Júri Internacional do Prémio Museu Europeu do Ano
22 de Março de 2015

José Gameiro, Diretor Científico do Museu de Portimão e vogal da direcção do ICOM Portugal, foi nomeado em março, pelo European Museum Forum (EMF- Fórum Europeu dos Museus), Presidente do Júri Internacional do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA-European Museum of the Year Award) e Prémio Museu Conselho da Europa (CoE), dois dos mais relevantes prémios atribuídos aos museus europeus e cuja edição de 2015, terá lugar em Glasgow de 14 a 16 de Maio.


 

É a primeira vez que um português assume o cargo de direção, com vigência até 2015, no coletivo de júri composto por um conjunto de 10 membros originários de diferentes países europeus.

 

Em 2010, o prémio Museu do Ano do Conselho da Europa, criado em 1977, foi atribuído ao Museu de Portimão, o segundo equipamento nacional a receber a distinção, em mais de 30 anos de história deste honroso galardão.

 

O Museu de Portimão, inaugurado em 2008, é um equipamento reconhecido enquanto exemplo cultural na região, no país e na Europa, com várias distinções nacionais e europeias entre as quais,o Prémio “Mundo do Trabalho” atribuído em 2011, em Dortmund, pelo instituição alemã DASA.

 

José Gameiro é Diretor Científico do Museu de Portimão, tem mestrado em “Gestão e Administração do Património Cultural” pela Universidade do Algarve, é licenciado em Artes-Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa, pertence à Direção da Comissão Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus ICOM-Portugal, para o triénio 2014/2017 e integra desde 2011 o Júri do EMYA.

 

Desde 2010 que é membro da Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial do Conselho Nacional de Cultura, para o qual foi nomeado na qualidade de “personalidade de reconhecido mérito”, foi um dosfundadores da Rede Portuguesa de Museus (2000) e da Rede de Museus do Algarve (2007). Tem exercido funções de museólogo, formador e professor nas áreas da museologia e do património industrial, sendo responsável pela coordenação e programação das exposições, projetos e atividades nacionais e europeias do Museu de Portimão.

 

A direcção do ICOM Portugal congratula-se com esta importante nomeação e deseja a José Gameiro o maior sucesso nesta tarefa.


pub. 22 de Março de 2015

« voltar