Notícias
Centro Europeu de Solidariedade - Prémio Museu do Conselho da Europa
9 de Dezembro de 2015

O Prémio Museu do Conselho da Europa para 2016 foi atribuído ao Centro Europeu de Solidariedade em Gdansk (Polónia).


 

O museu foi selecionado a partir de uma lista de três candidatos pelo Comité de Cultura da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) em reunião de 4 de Dezembro realizada em Paris.

 

De acordo com o relator do Prémio Museu Conselho da Europa, Vesna Marjanovic (Sérvia, SOC), este museu é "um exemplo fascinante de uma instituição cultural que trabalha para promover a liberdade e a solidariedade. Os acontecimentos que narra e seu programa visam transformá-lo num fórum de discussão para a Europa moderna. O Centro consegue transformar a história do sindicato Solidariedade numa poderosa fonte de inspiração para a acção e participação cívica. O Centro conecta a história com a vida actual e faz uma ligação direta entre cultura e democracia.

Vinte e cinco anos depois da queda do Muro de Berlim, assistimos à construção de novos muros, suscitados por uma realidade nova que suscita receios e medos antigos. O objectivo do Centro Europeu de Solidariedade é fornecer factos que suportem o trabalho das organizações que procuram promover o bem comum, a liberdade e os direitos humanos".

 

O Prémio Museu do Conselho da Europa tem sido concedido anualmente desde 1977 a um museu que contribui significativamente para a compreensão do património cultural europeu. O museu vencedor será presenteado com uma estatueta de bronze, "La femme aux beaux seins", da autoria de Joan Miró, que o museu irá manter por um ano, junto com um diploma. O prémio é atribuído com base numa lista apresentada pelo júri do Fórum Europeu de Museus, e faz parte do Prémio Museu Europeu do Ano.

 

Recentes vencedores do prémio incluem o MUCEM em Marselha, França (2015), o Museu Baksi na Turquia (2014) e o Museu de Liverpool, no Reino Unido (2013).

 

Para mais informações visite o sítio institucional do Prémio Museu do Conselho da Europa.


pub. 9 de Dezembro de 2015

« voltar