Notícias
Arquivos, Bibliotecas e Museus: acesso à informação

A Acesso Cultura e a BAD retomam a organização dos debates sobre o acesso à informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus já no próximo dia 18 de Outubro. Tendo em conta a actualidade e pertinência do tema esperamos que consigam marcar presença.


Depois das duas primeiras sessões, em Junho passado, em Braga e Porto, os debates da Acesso Cultura e da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) regressam: em Lisboa (18 Out) e Loulé (25 Nov), como já estava previsto, e ainda em Évora (11 Nov). Todos terão início às 18h30 e a entrada será livre.

A Acesso Cultura e a BAD promovem este debate com o propósito de abordar a questão do acesso às colecções, fundos documentais e arquivísticos à guarda das instituições. Vamos reflectir sobre a necessidade cada vez maior de as conectar, de as comunicar, de as ligar a um universo “fora de portas”, potenciando, assim, o acesso não só físico, mas também a sua comunicação pela via digital, e ainda as múltiplas conexões que este universo poderá potenciar. De que forma podem as bibliotecas, arquivos e museus facilitar o acesso ao universo que têm dentro de portas? Como podem preservar e, simultaneamente, garantir o acesso continuado à informação, às colecções?

PROGRAMA

Lisboa
18 de Outubro, 18h30

Biblioteca Nacional

Convidados: Clara Camacho (ICOM Portugal), Francisco Barbedo (SOS Digital), João Miguel Henriques (Arquivo Municipal de Cascais), Tatiana Sanches (Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa)
Moderadora: Maria José Almeida

Évora
11 de Novembro, 18h30

Museu de Évora

Convidados: João Brigola (Rede de Museus do Alentejo), Jorge Janeiro (Arquivo Distrital de Évora), Nelson Madeira e António Cachopas (Universidade de Évora, Rede de Bibliotecas do Distrito de Évora), Zélia Parreira (Biblioteca Pública de Évora)
Moderadora: Armanda Salgado

Loulé
25 de Novembro, 18h30

Biblioteca Municipal de Loulé

Convidados: Isabel Salvado (Arquivo Municipal de Tavira), Isabel Soares (Museu de Portimão – Chefe de Divisão de Museus, Património e Arquivo Histórico), Sandra Martins, (Biblioteca Pública de Faro), Sónia Negrão (Rede de Arquivos do Algarve)
Moderadora: Dália Paulo


pub.

« voltar

Arquivos, Bibliotecas e Museus: acesso à informação