Notícias
Simpósio - Museus: educação e investigação
31 de Março de 2017

O ICOM Portugal convida os seus membros a participarem no simpósio internacional "Museus: educação e investigação" que irá decorrer em Almada de 6 a 8 de abril.


 

Numa iniciativa conjunta, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) / Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), o Fórum Intermuseus do Distrito de Setúbal (FIDS), os Museus Municipais de Almada (Câmara Municipal de Almada), o ICOM-Portugal e a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) decidiram levar a efeito um simpósio de reflexão sobre o papel dos Museus na sociedade contemporânea, com particular enfoque nas funções Investigação e Educação, perspectivada às escalas local, regional e global.

A vitalidade da entidade museológica e a sua capacidade de resistir ao desgaste rápido das materialidades imposto pela sociedade de consumo reside em primeiro lugar na investigação, via para a criação do novo, para a consolidação do conhecimento e conservação da Memória colectiva.

O importante papel desempenhado pelos museus na educação formal, não-formal e informal, através da integração de múltiplas valências, transformaram o espaço museal em lugar-central da educação para a cidadania, ao longo da vida e de acordo com as livres escolhas dos seus públicos. É pois um dos raros pólos de liberdade no quadro urbano em que nos movemos.

Partindo das premissas anteriores pretende-se que o Simpósio seja um tempo de debate teórico, partilha de experiências, transferência de informação e (porque não?) incubação de inovações para este sector de actividade cultural.


Para mais informações: consultar: http://simpom.maeds.amrs.pt/pages/289


Inscrições: http://simpom.maeds.amrs.pt/pages/292

 


pub. 31 de Março de 2017

« voltar

Simpósio - Museus: educação e investigação