Notícias
EUNAMUS: Conferência final em Budapeste
14 de Dezembro de 2012

Luís Raposo, Presidente do ICOM Portugal e Membro da Direcção do ICOM Europa, participou na Conferência Final  do projecto EUNAMUS (European National Museums), realizada em Budapeste nos dias 12 a 14 de Dezembro de 2012.

 

Tratou-se de um projecto financiado pela Comissão Europeia em mais de 2,6 milhões de Euros, reunindo um conjunto de nove parceiros, todos universitários [The Department of Culture Studies (Tema Q), Linköping University; School of Museum Studies, University of Leicester; Department of Cultural Technology and Communication, University of the Aegean; The Department of Art History and Archaeology, Université Paris 1 Panthéon Sorbonne; Institute for Cultural Research and Fine Arts, University of Tartu; The Department of Culture Studies and Oriental Languages, University of Oslo; The Department for Historical Disciplines, University of Bologna; Department of History, Central European University (Kozep-Europai Egyetem], que envolveu um total de várias centenas de professores, estudantes e investigadores, assim como profissionais de museus. Embora iniciado formalmente em Fevereiro de 2010, para um período trienal, o Projecto EUNAMUS tem raízes na percepção que foi crescendo ao longo dos anos 90 do século passado de que o papel dos Museus Nacionais na Europa estava em curso de transformação acelerada (em grande medida devido à “aceleração histórica” provocada pela reconfiguração geo-política que sucedeu à queda do regime soviético e a transformação da Comunidade Económica em União Europeia). Informação completa pode ser obtida no sítio internet do EUNAMUS.

 

Entre as realizações do EUNAMUS, contam-se 10 conferências internacionais e um total de 6 relatórios, assim designados, mas que na realidade constituem obras (impressas e disponíveis em pdf, para descarregamento gratuito; ver abaixo) de grande interesse para a avaliação histórica e actual dos Museus Nacionais europeus, num total superior a 2000 páginas.

 

As principais linhas de orientação para a política de museus nacionais que emergem deste projecto são apresentadas no volume de síntese “National Museums Making Histories in a Diverse Europe” (cf. abaixo) e assim sumariadas:

· National museums need to be autonomous creative institutions

· National museums need to understand and be open about their performances

· National museums need to overcome national constraints

· National museums need to develop and share tools for establishing bridge-building narratives

· National museums need to review their impact on perceptions of citizenship

· National museums need to reach new audiences

· Regional and local museums hold great potential for international bridge building

· National museums can act as forums for contested issues

 

No debate final do projecto constituíram-se três painéis de especialistas convidados, entre os quais se fez questão de incluir profissionais de museus, a quem foi feito o desafio não apenas de avaliarem o trabalho realizado, como principalmente apresentarem sínteses provocatórias para o futuro, em cada uma das grandes linhas acima enunciadas. Coube a Luís Raposo, em representação do ICOM Europa, abordar o tópico “National Museums can act as forums for contested issues” (ver aqui).

 

No documento de resumo final do Projecto, brevemente a disponibilizar no sítio internet do EUNAMUS, constam recomendações para “policy-makers” reproduzidas aqui.

 

Tendo sido notadas as virtualidades, mas também as limitações, da orientação predominantemente académica deste projecto, assim como de outros similares, prevê-se que o mesmo possa desenvolver-se em novos estádios em que os museus e os seus profissionais sejam chamados a desempenhar papeis mais activos.

 

A presente crise que a Europa atravessa, muito mais do que financeira ou até económica, foi também apresentada como um novo desafio para os Museus Nacionais. Neste contexto, salientou-se o interesse de monitorização das políticas nacionais em curso, onde sobretudo nos chamados “países periféricos” se assiste à emergência de concepções neo-liberais extremas susceptíveis de por em causa o contrato social europeu. Questões como esta serão objecto de análise e debate na Conferência Anual do ICOM Europa, que terá lugar em Lisboa, em 5 e 6 de Abril de 2013, em conjunto com a Jornadas Anuais do ICOM Portugal.


pub. 14 de Dezembro de 2012

« voltar

EUNAMUS: Conferência final em Budapeste