Notícias
Lançado o site do Observatório Internacional do ICOM para o Tráfico Ilícito de Bens Culturais
12 de Março de 2014
 
Todos os dias em qualquer parte do mundo um objeto é roubado de uma coleção ou de um museu com o objectivo de o vender, de forma ilícita, no mercado. O tráfico ilícito de bens culturais tem-se tornado um problema sério e preocupante, principalmente em países sem os meios necessários para proteger o seu património cultural.

Com o objectivo de reunir num único local toda a informação sobre o tráfico ilícito de bens culturais foi lançado, na 128.ª reunião anual do Comité Executivo do ICOM (4 e 5 de Abril de 2014), o site do Observatório Internacional do ICOM sobre Tráfico Ilícito de Bens Culturais, que tem como principal objectivo constituir-se como um interface de pesquisa e consulta de toda a informação sobre este tema e também um agregador de recursos e instrumentos que auxiliam na luta contra este problema. 

O site encontra-se disponível em http://obs-traffic.museum e, de acordo com o ICOM, conta com os seguintes recursos:

 

  • 2.171 documentos e 396 vídeos e registos sonoros sobre o tema;
  • 831 ferramentas disponibilizadas por diversas instituições;
  • 137 normas éticas;
  • 89 normas legais internacionais;
  • links para 114 sites com informação sobre o tema;
  • 549 organismos e instituições interessados na questão.

Este site resulta de uma preocupação constante do ICOM internacional por um problema que tem tomado proporções desmesuradas e de uma visão integrada, entre o ICOM e diversos parceiros deste projeto, relativamente à forma mais eficaz de resolver esta questão a médio e longo prazo.

O ICOM Portugal congratula-se por esta iniciativa do ICOM e convida todos os seus associados a consultar e divulgar esta importante ferramenta dos profissionais de museus.


pub. 12 de Março de 2014

« voltar

Lançado o site do Observatório Internacional do ICOM para o Tráfico Ilícito de Bens Culturais