Notícias
Projeto "Museus Comunitários" do ICOM Europa apresentado ao Comité Intergovernamental do Ibermuseus
23 de Outubro de 2014

Por ocasião da reunião em Lisboa do Comité Intergovernamental do Ibermuseus no dia 16 de outubro, este foi informado do projecto de investigação e desenvolvimento "Museus Comunitários: Conceitos e experiências", através da sua apresentação oral por parte do Vice-Presidente do ICOM Europa, Luís Raposo, e da Coordenadora do Projeto, Karen Brown.


O projeto em referência é promovido pelo ICOM Europa, em colaboração com o ICOM LAC, e destina-se a ser apresentado para eventual financiamento pelo Programa AGENDA 2020 da União Europeia, na linha especificamente destinada a incentivar as relações UE-LAC nos domínios cultural, científico e social (Call INT12-2015). Pretende-se constituir um consórcio que envolva instituições (universidades, museus ou associações) de três a quatro países UE e quatro a cinco da América Latina e Central.


O projeto organizar-se-á em torno de cinco pacotes temáticos: 1) ciência, investigação e inovação tecnológica; 2) desenvolvimento sustentável, ambiente e mudança climática; 3) integração inter-regional; 4) migrações e género; 5) educação, emprego, inclusão social e coesão.


Pretende-se promover a cooperação, a qualificação e o desenvolvimento comunitário, sendo previstas actividades e produtos, tais como intercâmbio de estudantes de doutoramento, estágios e contactos recíprocos, exposições, conferências, edições, oficinas, plataformas Internet, web design e formação de pessoal.


Para mais informação, pode ser contactada a coordenadora do projeto:
Karen Brown, Diretora do Instituto de Museus, Galerias e Colecções da Universidade de St. Andrews (Escócia, Reino Unido): mgci@st-andrews.ac.uk
 


pub. 23 de Outubro de 2014

« voltar

Projeto