Notícias
Centro de Formação Internacional do ICOM: Formação em Pequim sobre Exposições - Bolsas de Viagem
19 de Janeiro de 2015

O Centro Internacional de Formação do ICOM (ICOM-ITC) anuncia o seu próximo programa de formação que se realizará, de 13 a 21 de abril de 2015, em Pequim, assim como os critérios para as bolsas que o ICOM, o ICOM China e o "Palace Museum" estão a oferecer para os participantes internacionais.


O Centro Internacional de Formação do ICOM (ICOM-ITC) anuncia o seu próximo programa de formação que se realizará, de 13 a 21 de abril de 2015, em Pequim.

 

O próximo workshop, o quarto, será dedicado a exposições em museus e contará com um conjunto de especialistas internacionais desta área como convidados para apresentar palestras e conduzir as discussões sobre diversos tópicos relacionados com exposições, como por exemplo o processo de desenvolvimento de exposições, o estudo de públicos, os aspectos de usabilidade e acessibilidade, a avaliação ou questões práticas sobre a planificação e design das exposições. Vários especialistas chineses também irão apresentar projetos de exposições de seus museus. Uma sessão de "Reading Artifacts", desenvolvida pelo Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá, fará  também parte do programa e permitirá o acesso a objetos da vasta colecção do "Palace Museum". Além disso, serão organizadas sessões práticas em alguns dos museus mais conhecidos de Pequim e realizar-se-á uma excursão de dia inteiro para mostrar aos participantes o património cultural mais relevante de Pequim e arredores.

 

Para esta formação o ICOM (Internacional), o ICOM China e o "Palace Museum" concedem bolsas de viagem para os participantes internacionais que pretendem usufruir deste seminário de formação.

 

Para conhecer melhor as condições destas bolsas consulte o site do ICOM onde estão disponíveis informações sobre os tipos de subvenções disponíveis e os critérios aplicáveis. Poderá fazê-lo em: http://icom.museum/activities/icom-international-training-centre-for-museum-studies/applicable-criteria-for-the-awarding-of-icom-itc-travel-grants/

 

As candidaturas são esperadas até dia 20 de Fevereiro de 2015 (sexta-feira) e devem ser submetidas com o formulário de inscrição e documentos solicitados para o secretariado do ICOM ao cuidado de Yu Zhang (yu.zhang@icom.museum).

 

Lançado oficialmente em 1 de Julho de 2013, o ICOM-ITC confia na rede profissional do ICOM para oferecer programas de formação de qualidade em museologia para profissionais de museus regionais e internacionais, especialmente para os membros do ICOM de países emergentes e da região da Ásia e do Pacífico. Mais informações sobre o ICOM-ITC estão disponíveis em: http://icom.museum/activities/icom-international-training-centre-for-museum-studies/


pub. 19 de Janeiro de 2015

« voltar

Centro de Formação Internacional do ICOM: Formação em Pequim sobre Exposições - Bolsas de Viagem