Notícias
Curso de formação profissional para Museus-Casas Históricas em São Paulo, Brasil
2 de Junho de 2015

Um curso de formação profissional organizado pelo DEHMIST-ICOM em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo dedicado às questões colocadas na gestão de Museus-Casas Históricas.


O curso piloto do DEMHIST-ICOM é o primeiro programa de formação oferecido pelo Comité Internacional para Casas-Museu Históricas do Conselho Internacional de Museus (DEMHIST-ICOM), que será realizado em São Paulo, Brasil, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

 

O curso, constituído por um programa de seminários, palestras e visitas técnicas, terá duração de duas semanas e será ministrado em português, com tradução simultânea nas palestras em inglês.

 

Tem como objetivo a qualificação de novos profissionais brasileiros para lidar com casas-museu, capacitando-os para o trabalho em museus, com ênfase nas questões e nos desafios enfrentados neste tipo de museus. Pretende, também, formar novos profissionais, tornando-os aptos a desenvolver boas práticas nos museus dessa tipologia, bem como ampliar o conhecimento dos que já trabalham nesse campo, e, assim, contribuir para melhorar o nível dos serviços nos museus brasileiros.

 

O programa do curso de formação é composto por três etapas, divididas em módulos temáticos: uma primeira parte teórica, com palestras de especialistas internacionais (Bélgica, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia), membros do DEMHIST ou por ele recomendados, com o acompanhamento de tutores brasileiros; a segunda parte de visitas técnicas a casas-museu no estado de São Paulo; e a terceira etapa de entrega e discussão dos trabalhos preparados pelos alunos.

 

Os temas serão ministrados por cinco especialistas internacionais do DEMHIST, com o apoio de oito tutores brasileiros, especialistas e académicos, membros do ICOM e indicados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

 

Cada tópico será apresentado por um palestrante do DEMHIST, e o tutor correspondente fará as mediações, em diálogo com a realidade local, promovendo desta forma o debate.

 

O curso terá duração de duas semanas, com aulas de segunda-feira a sábado e será realizado no seguinte local:

 

Mosteiro da Luz, Museu de Arte Sacra de São Paulo

Avenida Tiradentes, no 676 – Luz. São Paulo/SP – CEP 01.102-000

Tel: +55 11 3326-3336

E-mail: mas@museuartesacra.org.br

Site: www.museuartesacra.org.br

 

Para mais informações sobre o curso poderão descarregar o programa (PDF - 458KB)


pub. 2 de Junho de 2015

« voltar

Curso de formação profissional para Museus-Casas Históricas em São Paulo, Brasil