Notícias
Conferência Anual da NEMO 2015 | "Revisitando o papel educativo dos museus - Estabelecendo ligações com os públicos"
24 de Setembro de 2015

 

A Conferência Anual da Network of European Museum Organizations - NEMO 2015 realiza-se este ano na cidade de Pilsen, República Checa, de 5 a 7 de novembro e tem inscrições abertas até ao dia 26 de outubro. Dedicada ao tema do papel educativo dos museus, tem como principal proposta traçar uma panorâmica internacional sobre o estado da questão do compromisso dos museus com o campo educacional, assim como das novas abordagens para consolidar e atrair públicos. A conferência oferece a oportunidade de tomar contacto com projetos internacionais e de ouvir os principais especialistas desta área da museologia a nível mundial.


A educação tem sido um campo privilegiado da prática museológica mas é ao mesmo tempo um campo desafiante. Os museus têm de se adaptar às constantes mudanças da sociedade e saber responder às suas atuais necessidades, expectativas e exigências.

 

Quem são os públicos dos museus, quais as suas necessidades e como podem os museus melhor estabelecer ligações com estes públicos?

 

A Conferência Anual da NEMO pretende criar um espaço de discussão para estas questões, implicando os agentes das políticas culturais e os especialistas dos museus e das organizações museológicas de toda a Europa. Para além da apresentação dos projetos europeus, serão ainda abordados projetos de museus norte-americanos, debatendo-se a forma como atuam os magnetic museums, as estratégias para a formação de educadores de museus asiáticos e o pioneirismo do setor educativo nos museus da Ibero-América, com reflexo no Premio Educación que será apresentado por Clara Camacho, em representação da DGPC e do Programa Ibermuseus.

 

Para além das palestras e debates, a assistência é convidada também a participar num dos três workshops propostos, dedicados às ligações com os públicos, ao envolvimento digital ou a estratégias promocionais.

 

Releva-se ainda um rico programa de visitas a museus e participação num considerável número de eventos culturais organizados no âmbito de Pilsen Capital Europeia da Cultura 2015.

 

Inscrições abertas até 26 de Outubro de 2015.

 

#NEMOAC2015

 

Mais informação em: http://bit.ly/NEMOac2015 ou office@ne-mo.org


pub. 24 de Setembro de 2015

« voltar

Conferência Anual da NEMO 2015 |