Notícias
Comunicado - Presidente do Conselho Internacional de Museus reúne-se com Ministro da Cultura
29 de Fevereiro de 2016

Hans-Martin Hinz, presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM), reúne-se esta quinta-feira em Lisboa com o Ministro da Cultura, João Soares. Na agenda da reunião está a situação dos museus face à atual conjuntura económica e os problemas que o sector enfrenta.


O presidente do ICOM encontra-se em Portugal há vários dias nesta que é a sua primeira visita oficial a Portugal desde que iniciou o mandato, em 2010. O ICOM é uma organização não governamental criada em 1946 e representa a maior rede de museus e profissionais do mundo a trabalhar em prol do desenvolvimento desta área.

 

Na passada segunda-feira, Hans-Martin Hinz participou na conferência Museums: One Object, Many Visions organizada pelo Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa) no âmbito do projecto internacional EuroVision – Museum Exbiting Europe (EMEE), em parceria com a Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus (ICOM Portugal). Além de Hinz, estiveram presentes vários conferencistas portugueses e internacionais que debateram o papel dos museus na sociedade e a sua importância como parceiros activos no repensar de uma nova Europa. “Esta conferência apresentou exemplos do trabalho desenvolvido pelos museus europeus enquanto lugares únicos de promoção da educação, inovação, valores de cidadania e direitos humanos” disse o presidente do ICOM Portugal, José Alberto Ribeiro.

 

Doutorado em Ciências, o alemão Hans-Martin Hinz tem tido um papel fundamental na qualidade de presidente do ICOM (2010-2016) e ocupou vários cargos de relevo nesta organização. Na Alemanha esteve sempre ligado à cultura e aos museus, tendo sido responsável pela criação de vários museus e pela organização de inúmeras exposições. É professor de Museologia e é desde 2013 Professor Honorário da Universidade de Bayreuth (Baviera, Alemanha). Em 2014 recebeu uma distinção de mérito pela República Federal da Alemanha.

 

 

Para mais informações contactar diretamente:

José Alberto Ribeiro, presidente do ICOM Portugal (direccao@icom-portugal.org), 213637095

 

Ligações úteis:

http://nomundodosmuseus.hypotheses.org/6950(sobre a conferência Museums: One Object, Many Visions)

http://nomundodosmuseus.hypotheses.org/6894(Entrevista com Hans-Martin Hinz)

ICOM: http://icom.museum

 

 

Da esquerda para a direita: Hans-Martin Hinz (presidente ICOM), José Alberto Ribeiro (presidente ICOM Portugal) e Luís Raposo (membro direção ICOM Europa), Conferência Museums: One Object, Many Visions, Museu Nacional de Arqueologia, 22 de fevereiro 2016


pub. 29 de Fevereiro de 2016

« voltar

Comunicado - Presidente do Conselho Internacional de Museus reúne-se com Ministro da Cultura