Notícias
Acção de divulgação/sensibilização relativa ao Código de Ética do ICOM
31 de Março de 2016

Será realizada a 9 de Maio no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, uma acção de divulgação/sensibilização relativa ao Código de Ética do ICOM destinada aos museus da RPM de Lisboa e Vale do Tejo, e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. A acção será conduzida por Filipe Mascarenhas Serra e é organizada pela DGPC.


O Código de Ética do ICOM é um documento de extrema relevância encerrando um conjunto de princípios e de orientações de carácter deontológico latu sensu com incidência no plano ético. Através dele, os profissionais de museu dispõem de um normativo adequado e exclusivo da sua profissão, com regras e orientações respeitantes aos seus procedimentos, comportamentos individuais, prioridades e maneiras de agir.


Com este âmbito, pretende-se que o Código assuma vocação universal e seja aplicável a todos os museus, públicos e não públicos, em todas as latitudes, presumindo-se que os profissionais a ele se devem sujeitar. Por outro lado, o Código funciona como um documento de autorregulação profissional, estando nele consagradas aquelas que se consideram as normas mínimas de conduta e de atuação concreta no dia-a-dia.

 

Esta sessão será conduzida por Filipe Mascarenhas Serra e realizada no dia 9 de Maio no Museu Nacional de Etnologia. As inscrições devem ser feitas enviando este formulário para fserra@dgpc.pt.

 

Para mais informações sobre a sessão poderão descarregar o enquadramento e os tópicos da sessão e também um breve currículo de Filipe Mascarenhas Serra.


 


pub. 31 de Março de 2016

« voltar

Acção de divulgação/sensibilização relativa ao Código de Ética do ICOM