Notícias
Museu Europeu do Ano (EMYA) - POLIN Museu da História dos Judeus Polacos
14 de Abril de 2016

O Vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2016 foi anunciado em San Sebastian no passado dia 9 de Abril.


 

O Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA), organizado pelo Fórum Europeu Museum (EMF), foi apresentado numa cerimónia realizada em San Sebastian, Espanha. A cerimónia deste ano foi marcada pelo centenário de Kenneth Hudson, fundador da EMYA e EMF. Estiveram presentes mais de 200 pessoas de 29 países europeus.

 

Os resultados dos prémios 2016 são os seguintes:

 

EMYA 2016

 

O Prémio Museu Europeu do Ano 2016 vai para POLIN: Museu da História dos Judeus Polacos, Varsóvia, Polónia.

 

No seu novo edifício situado no local de um antigo bairro judaico, o sítio do Gueto de Varsóvia, o Museu POLIN da História dos judeus polacos apresenta 1000 anos de história dos judeus polacos e sua contribuição para a região e para a Europa, a partir do primeiro assentamento no local até ao presente momento.

A longa história compartilhada entre judeus e outros povos desta região do mundo é uma co-existência continuamente negociada através do conflito, bem como a cooperação, integração e assimilação. Para o público diverso do POLIN agora serve como um local de absorção, confronto e exame das questões perpetuamente relevantes de como uma co-existência, se pode, de repente, transfigurar numa ruptura absoluta, na erradicação perto de toda uma população e destruição de uma cultura.

 

 

O Prémio do Conselho da Europa 2016

 

O prémio do Conselho da Europa vai para o Centro Europeu de Solidariedade, em Gdansk, na Polónia.

 

O Centro Europeu de Solidariedade é um museu inserido num contexto mais amplo e faz parte de uma organização que detém um centro de pesquisa académica, um arquivo, uma biblioteca, um centro de conferências e é lar de uma série de ONG num novo edifício monumental situado no simbolicamente no bairro do estaleiro de Gdansk, o local das origens do movimento Solidariedade.

As exposições permanentes compreendem uma narrativa evocativa e sedutora, carregada de conteúdo emocional relacionado com os trabalhadores no seu ambiente de trabalho, com o seu envolvimento pessoal e com a capacidade que estes tiveram para mudar a face política numa altura extraordinariamente difícil naquele país.

Define-se como um lugar onde a história se encontra com o futuro, e se estende o conceito de um museu num espaço de discussão pública voltada para a cidadania, democracia e solidariedade.

 

O Prémio Silletto 2016

O Prémio Silletto reconhece a excelência do trabalho com a comunidade local e voluntariado. Este ano foi atribuído ao Museu da Cidade de Vukovar, na Croácia.

 

Em 1991, durante a guerra na ex-Jugoslávia, o castelo Eltz, na margem do Danúbio, que abrigava o Museu da Cidade de Vukovar, foi quase completamente destruído. Desde 1997, após o fim da guerra, o museu, que já existia como um museu no exílio, tem sido uma força ativa na reconstrução da vida social e cultural em Vukovar. Apenas 17 anos após o fim do conflito armado, o Museu Vukovar apresenta tragédias do passado como possibilidades a serem evitadas no futuro, não com espírito de vingança ou glorificação da ação militar, mas centrado no sofrimento das pessoas e na necessidade de manutenção da paz .

 

Prémio Kenneth Hudson 2016

 

O Prémio Kenneth Hudson é atribuído em reconhecimento da realização mais incomum e ousada que desafia as percepções comuns do papel dos museus na sociedade. Ele vai para Micropia, Amsterdão, Países Baixos.

 

A fim de mostrar as coleções ao público foram desenvolvidas novas técnicas de microscopia compartilhada e projetada e elementos didáticos foram cuidadosamente projetados para transmitir informações de forma inteligente e eficaz. Essencial para o sucesso do ecrã principal é o laboratório biológico composto por voluntários e cientistas profissionais que trabalham num espaço totalmente visível para o visitante.


pub. 14 de Abril de 2016

« voltar