Notícias
Encontro NOS 50 ANOS DE L'AMOUR DE L'ART: Dívidas, Críticas e Desafios
9 de Novembro de 2016

Em 2016 completam-se 50 anos sobre a publicação da primeira edição da obra de Pierre Bourdieue de Alain Darbel, L'Amour de L'Art: Les Musées et Leur Public. É uma obra sociológica das mais influentes entre os museólogos. Do ponto de vista dos estudos de públicos dos museus é uma referência em vários planos: porque foi um dos primeiros estudos realizados na Europa, pelo desenho metodológico e pelas conclusões críticas a que chega. É igualmente uma marca fundamental na deriva do foco nas coleções para o foco no “grande público”, ocorrida nos museus europeus justamente nas décadas de 1960 e 1970. É também uma marca no que respeita à articulação entre pesquisa sociológica e políticas públicas para a cultura.

 

Neste encontro, a propósito do cinquentenário de L'Amour de L'Art cruzam-se perspetivas teóricas e empíricas da Sociologia e da Museologia sobre os públicos dos museus com ênfase em terrenos situados na realidade portuguesa.

 

Se a vertente dos públicos é central, importa igualmente ter em conta as evoluções ocorridas no campo dos museus: o seu crescimento em número; a diversificação tipológica; as alterações nas práticas profissionais e nas políticas públicas; o impacto das novas tecnologias da informação e da comunicação e da sociedade em rede. Neste sentido não será tanto, ou não será sobretudo, um encontro sobre Bourdieu ou sobre esta obra, mas um encontro que a tem como ponto de referência para pensar os desenvolvimentos atuais nestas áreas.

 

Entrada livre, sujeita a inscrição até 18 de Novembro

Inscreva-se aqui

Contacto para esclarecimentos: encontro50anosamorpelaarte@iscte.pt

Para mais informações e programa no seguinte link.


pub. 9 de Novembro de 2016

« voltar

Encontro NOS 50 ANOS DE L'AMOUR DE L'ART: Dívidas, Críticas e Desafios