Notícias
Ciclo de debates "Bibliotecas, Arquivos e Museus: acesso à informação"
11 de Novembro de 2016

O terceiro debate do ciclo "Bibliotecas, Arquivos e Museus: acesso à informação", organização conjunta da Acesso Cultura e a BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, realizou-se na Biblioteca Nacional em Lisboa, no passado dia 18 de Outubro.


O painel de oradores convidados contou com a presença de Tatiana Sanches (Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa), Clara Camacho (ICOM Portugal), Francisco Barbedo (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e João Miguel Henriques (Arquivo Histórico Municipal de Cascais). A moderação ficou a cargo de Maria José de Almeida (BAD - Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus).

 

Em representação do ICOM Portugal a Clara Camacho focou três tópicos para ajudar à reflexão: o paradigma participativo; a padronização vs diferenciação; o acesso físico e deslocalização, tal como podemos ver na nota que a BAD publicou no seu site.

 

O ICOM Portugal congratula-se com a realização destas iniciativas numa área em que o papel dos museus é central e onde, com as Bibliotecas e Arquivos, existe ainda muito por fazer.


pub. 11 de Novembro de 2016

« voltar

Ciclo de debates