Notícias
Lançamento do livro Museus (In)Capacitantes, de Patrícia Roque Martins (Coleção Estudos de Museus) - DGPC
4 de Setembro de 2017

Em 2017, a DGPC prossegue a edição de mais quatro livros da Coleção Estudos de Museus, em parceria com a editora Caleidoscópio e após seleção do respetivo Conselho Editorial.

 

Neste âmbito, a DGPC convida todos os interessados para o lançamento do sétimo volume desta coleção, o livro de Patrícia Roque Martins, Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte, a ter lugar no Museu Nacional do Azulejo, no próximo dia 12 de setembro, às 18.30h.


Este livro procura responder a perguntas que incidem sobre a relação dos museus com os públicos: Que funções desempenham os museus no processo global da inclusão? Como podem os museus garantir o acesso físico, informativo e educativo? Que práticas em museus podem levar à transformação social?

 

A obra dá a conhecer programas inclusivos em museus com coleções de artes plásticas no contexto internacional, nomeadamente em Londres, Nova Iorque e São Paulo. A partir de três estudos de caso, desenvolvidos pela autora no Museu Calouste Gulbenkian-Coleção Fundador e Coleção Moderna com grupos de pessoas com deficiência intelectual, pessoas com deficiência visual e pessoas da comunidade Surda, é evidenciado o potencial dos museus e da arte para gerar novas compreensões da deficiência na sociedade.

 


pub. 4 de Setembro de 2017

« voltar

Lançamento do livro Museus (In)Capacitantes, de Patrícia Roque Martins (Coleção Estudos de Museus) - DGPC