Legislação Portuguesa
Profissional (carreiras)


DL 55/2001, 15 de Fevereiro (...)


Anexo 1

Conteúdos funcionais


Conservador
Realiza e coordena trabalhos de inventariação, investigação, estudo, exposição, divulgação e organização do património cultural.
Coordena acções de conservação, particularmente de conservação preventiva.


Conservador-restaurador
Investiga, utiliza e adapta métodos laboratoriais e processos técnico-científicos, a fim de diagnosticar, definir, coordenar e executar acções de conservação preventiva bem como realizar intervenções curativas de conservação e restauro do património cultural.


Técnico de conservação e restauro
Procede a exames técnicos e ao diagnóstico do estado de conservação do património cultural.  Realiza e documenta as intervenções adequadas a cada caso.


Técnico de fotografia e radiografia para a conservação
Realiza fotografia, radiografia e outros registos tecnicamente afins, mediante procedimentos laboratoriais não destrutivos de exame do património cultural para sua documentação e interpretação de patologias e processos construtivos.


Técnico profissional de museografia
Executa, sob orientação de um conservador ou técnico superior, trabalhos diversos nas áreas da conservação preventiva, inventariação, estudo, exposição e comunicação do património cultural.


Técnico profissional de conservação e restauro
Executa, sob orientação directa de um conservador-restaurador ou técnico de conservação e restauro, acções conducentes à conservação preventiva e curativa, bem como o restauro do património cultural nas áreas de pintura, escultura, mobiliário, talha, têxteis, papel e materiais afins, metal, cerâmica e vidro.


Secretário-recepcionista
Assegura o funcionamento dos serviços de acolhimento do público, designadamente a recepção e a loja.  Presta informações de carácter geral sobre as colecções, organização e funcionamento dos serviços.


Vigilante-recepcionista
Ao vigilante-recepcionista compete zelar pela integridade do património que lhe está directamente confiado, executar as tarefas de vigilância e segurança diurnas, usar os respectivos meios áudio-visuais e outros adequados, apoiar acções de emergência da salvaguarda do património devidamente comprovadas, acolher o público, orientar, encaminhar e prestar informações de carácter geral sobre o património, as colecções e espécies, sobre a organização e o funcionamento dos serviços, em ordem a estabelecer um elo de ligação adequado entre o público e os serviços, assegurando o serviço de bilheteira e da loja.


Guarda de museu
Zela pela integridade do património que lhe está confiado.  Executa as tarefas necessárias de manutenção, vigilância e segurança sobre os bens móveis e o imóvel.  Fornece informações ao público, no âmbito dos seus conhecimentos.


Artífice
Produz, por processos artesanais tradicionais e sob orientação, obra enquadrável no sector das artes decorativas e trabalho integrável em restauro do património cultural, possuindo o domínio das tecnologias e um conhecimento profundo dos materiais,.  Desenvolve o seu trabalho, entre outras, nas áreas de marcenaria, serralharia, douramento, cantaria, mosaico, estucagem, olaria, ourivesaria, tecelagem, encadernação e instrumentação musical.

Em documento associado terá acesso ao Decreto Lei  55/2001 de 15 de Fevereiro.


 


« Voltar