Declarações e Manifestos

E agora museus? - Declaração do ICOM Portugal no debate "A Cultura em Crise: Elaboração de um Caderno Reivindicativo"

E agora museus? - Declaração do ICOM Portugal no debate "A Cultura em Crise: Elaboração de um Caderno Reivindicativo"

Declaração do ICOM Portugal no debate promovido pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República, realizado no passado dia 20 de Outubro de 2014, intitulado "A Cultura em Crise: Elaboração de um Caderno Reivindicativo".

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 27 de Outubro de 2014

Comunicado : Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês, em Silves: que Futuro?

A Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional do Museus (ICOM Portugal) vem, na sequência dos recentes desenvolvimentos sobre o edifício da Fábrica do Inglês e do espólio do Museu da Cortiça em Silves, resultantes do leilão público, realizado na passada sexta-feira, 30 de Maio de 2014, manifestar a sua profunda apreensão sobre o futuro e o destino final desta unidade museológica, perante situações ainda não totalmente clarificadas e às quais se exige uma resposta.

O comunicado poderá ser descarregado aqui (PDF).

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 2 de Junho de 2014

Pela Preservação das Coleções e Património do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), Lisboa

Face às notícias vindas a público esta semana, a Comissão Nacional Portuguesa do ICOM expressa a sua mais profunda preocupação e consternação sobre o enorme corte orçamental previsto para o Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT) em 2014. A confirmar-se, este corte coloca direta e imediatamente em risco as coleções, arquivos e património do IICT ao nível da sua preservação, integridade e recursos humanos afectos.


(ler mais)
pub: 14 de Novembro de 2013

Declaração da Direcção do ICOM Portugal sobre a atual composição da SMCRPI do Conselho Nacional de Cultura

Na primeira reunião da Secção de Museus, Conservação e Restauro e Património Imaterial do Conselho Nacional de Cultura, reconfigurado pelo Decreto-Lei nº 132/2013, de 13 de Setembro, que teve lugar em 12 de Novembro passado, a Comissão Nacional Portuguesa do ICOM, através do seu Presidente, que ali a representa, leu e deixou registada para ata a declaração da Direção que aqui se transcreve e divulga, por se considerar do interesse de todos os profissionais de museus e dos museus, mormente os membros da nossa associação.


(ler mais)
pub: 15 de Novembro de 2013

Comunicado: Em defesa do Museu do Cinema

Na sequência das alarmantes notícias que têm sido do conhecimento público e do alerta que a direcção da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema lançou sobre os problemas de funcionamento da instituição e de salvaguarda do património nela incorporado, a direcção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (Conselho Internacional de Museus), ICOM Portugal, considera que a situação é muito preocupante e requer medidas urgentes e eficazes por parte da respetiva tutela. 


(ler mais)
pub: 30 de Agosto de 2013

Comunicado: Projetos de Loteamento do Hospital Miguel Bombarda, Hospital de S. José, Hospital dos Capuchos e Hospital de Santa Marta, Colina de Santana

Na sequência da abertura da discussão pública relativa a quatro pedidos de informação prévia sobre a viabilidade da realização de quatro operações de loteamento abrangendo os hospitais da Colina de Sant´ Ana -  Hospital Miguel Bombarda, Hospital de São José, Hospital dos Capuchos e Hospital de Santa Marta, publicitada pela Câmara Municipal de Lisboa, as direcções nacionais do ICOM (Conselho Internacional dos Museus) e do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), no cumprimento das suas respectivas missões, emitiram este comunicado.


(ler mais)
pub: 10 de Julho de 2013

A DECLARAÇÃO DE LISBOA

os Comités Nacionais do ICOM na Europa apresentam The Lisbon Declaration to Support Culture and Museums to Face the Global Crisis and Build the Future). É o resultado da conferência internacional que se organizou nos dias 5 e 6 de Abril de 2013 no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa, intitulada Public policies toward museums in times of crisis.


(ler mais)
pub: 4 de Junho de 2013

Os desafios da política de museus em tempos de crise

A situação actual vivida pelos museus portugueses levou a direcção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM a decidir actualizar e aprofundar a sua Declaração de Novembro de 2009, dando origem a uma declaração intitulada Os desafios da política de museus em tempos de crise, a qual resulta de ampla consulta ao conjunto dos Corpos Gerentes e a diversos outros colegas membros do ICOM.PT


(ler mais)
pub: 18 de Outubro de 2011

Museus de Belém, Lisboa

Ao tomar conhecimento da aprovação pela Assembleia da República de duas resoluções que recomendam ao Governo a suspensão das acções em curso, ou planeadas, visando a criação ou reinstalação de novos museus na zona de Belém, em Lisboa, a Direcção do ICOM-Portugal entende exprimir publicamente a sua inteira concordância com as mesmas, que vêm ao encontro de posições persistentes que a generalidade dos profissionais de museus têm tomado, especialmente nos últimos dois anos.


(ler mais)

Património da Saúde

Colina de Santana, Lisboa

Declaração da Direcção do ICOM-Portugal sobre a Preservação e Valorização do Património da Saúde na Colina de Santana, em Lisboa.

Download de documento associado


(ler mais)

Futuro do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês

O ICOM-Portugal, em conjunto com a Câmara Municipal de Silves, promoveu em 26 de Junho um encontro para debater o futuro do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês.

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 26 de Junho de 2010

Em Defesa do Museu da Cortiça de Silves

A Direcção da Comissão Nacional do ICOM (Conselho Internacional dos Museus) tem vindo a acompanhar, com preocupação crescente, a situação vivida pelo Museu da Cortiça, situado no perímetro da chamada Fábrica do Inglês, em Silves.

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 15 de Dezembro de 2009

Museus portugueses | Desafios

Dada a oportunidade do momento, a direcção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM, depois de consulta ampla aos restantes membros dos corpos gerentes, entendeu emitir uma Declaração programática sobre ?Os museus portugueses no início da segunda década do século XXI. Desafios para a XI Legislatura? (pdf em documento associado).

Esta Declaração foi já entregue aos responsáveis políticos do País e damos dela conhecimento por esta via a todos os que se interessam por museus, na esperança que possa contribuir para a reflexão comum sobre os desígnios a prosseguir por uma política nacional de museus, que deve assentar na mais ampla e participada discussão de matérias que, por definição, integram o núcleo essencial da cidadania.

A Direcção do ICOM Portugal

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 30 de Novembro 2009