Outros

Recomendação da UNESCO relativa à protecção e promoção dos museus e das colecções, da sua diversidade e do seu papel na sociedade

O texto da Recomendação foi aprovado por unanimidade pelos Estados Membros presentes naquela assembleia, refletindo os objetivos comuns e a realidade dos museus e das coleções nos dias de hoje. Trata-se de um conjunto de diretrizes internacionais que atualiza os processos para a proteção e a promoção dos museus e das coleções  e constitui um desafio à formulação e desenvolvimento de políticas  públicas participadas e ao desenvolvimento de colaborações que visem a contribuição e o reforço dos museus e coleções para a sociedade.

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 27 de Novembro de 2015

Carta de Siena - Conferência Internacional de Siena (Julho de 2014)

A Conferência Internacional de Siena, ocorrida em Julho de 2014, a qual aprovou a "Carta de Siena", foi o ponto de partida para o desenvolvimento do tema ?Museus e paisagens culturais?, tema do Dia Internacional dos Museus em 2016, bem como da próxima Conferência Trienal do ICOM, a ter lugar em Milão.

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 24 de Março de 2016

Comunicado da Comissão Nacional do ICOM na sequência dos recentes acontecimentos que afetaram o Museu do Chiado / Museu Nacional de Arte Contemporânea

 Comunicado da Comissão Nacional do ICOM na sequência dos recentes acontecimentos que afetaram o Museu do Chiado / Museu Nacional de Arte Contemporânea

Na sequência dos eventos que rodearam a inauguração da ampliação do Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, o ICOM Portugal entende tornar pública a seguinte tomada de posição do Comissão Nacional.

Download de documento associado


(ler mais)
pub: 17 de Julho de 2015

Actas da Conferência "Public Policies toward museums in times of crisis"

Actas da Conferência "Public Policies toward museums in times of crisis"

Encontra-se já disponível o volume de actas da Conferência "Public Policies toward museums in times of crisis", promovido conjuntamente pelo ICOM Portugal e o ICOM Europa em 5 e 6 de Abril de 2013, no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa.


(ler mais)
pub: 1 de Setembro de 2014

Edição das Actas do VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Edição das Actas do VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Dois anos após a realização, em Lisboa, do VI Encontro de Museus e Comunidades de Língua Portuguesa (setembro de 2011), o ICOM-Portugal informa que se encontram disponíveis e em circulação as respetivas Atas. 


(ler mais)
pub: 31 de Agosto de 2013

ESTUDO "MUSEUS E PÚBLICO SÉNIOR EM PORTUGAL"

No dia 18 de Março de 2013 foir apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian o estudo "Museus e Público Sénior em Portugal". O estudo foi coordenado pelo GAM - Grupo para a Acessibilidade nos Museus em parceria com o ICOM Portugal e foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O relatório completo do estudo pode ser consultado em português e em inglês:

 

Relatório completo do estudo "Museus e Público Sénior em Portugal" (PDF, 1,5MB)

Complete report of the study "Museums and Senior People in Portugal"


(ler mais)
pub: 18 de Março de 2013

AUDIÊNCIA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA À DIRECÇÃO DO ICOM PORTUGAL

A seu pedido, a Direcção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM foi recebida no passado dia 27 de Fevereiro em audiência pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier.


(ler mais)
pub: 5 de Março de 2013

CARTA À DGPC E ÀS DRCs: ANÁLISE DOS DL 114/2012 E 115/2012 TENDO EM CONTA A ELABORAÇÃO DAS RESPECTIVAS PORTARIAS E DESPACHOS DE DESENVOLVIMENTO

No passado dia 1 de Junho, data da entrada em vigor dos Decretos Leis nº 114/2012 e 115/2012, que instituem a nova orgânica e competências das Direções Regionais da Cultura (DRCs) e criam a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), definindo-lhe também orgânica e competências, a Comissão Nacional Portuguesa do ICOM, em reunião da direção alargada ao conjunto dos corpos gerentes, procedeu à análise de ambos os diplomas, tendo decidido transmitir por esta via a V. Exas. as conclusões a que chegou, dentro de uma ótica de colaboração construtiva, como lhe cumpre.


(ler mais)
pub: 4 de Junho de 2012

COMUNICADO SOBRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA CULTURA E OS MUSEUS

Em 18 de Outubro de 2011, em Declaração intitulada Os desafios da política de museus em tempos de crise (ler aqui), tomou esta direção associativa posição pública sobre a situação do momento e as perspectivas então anunciadas para os museus em Portugal, especialmente os que se encontram sob tutela da Administração Pública Central, na área da Cultura.


(ler mais)
pub: 27 de Setembro de 2012

COMUNICADO SOBRE A NOVA ORGÂNICA DO PATRIMÓNIO CULTURAL E DOS MUSEUS

Comunicado ICOM e ICOMOS Portugal sobre a Nova Orgânica do Património Cultural e dos Museus.


(ler mais)
pub: 27 de Junho de 2012

DIRECTOR-GERAL DO ICOM RECEBIDO PELO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA

O Director-Geral do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), Julien Anfruns, foi ontem recebido em audiência concedida pelo senhor Secretário de Estado da Cultura (SEC), Francisco José Viegas. Da delegação do ICOM fizeram parte o Presidente e Vogal da Direcção do ICOM Portugal, respectivamente Luís Raposo e Graça Filipe, e ainda o responsável pelo Comité Organizador Nacional da XVIª Conferência Internacional do ICOM Conservação e Restauro (ICOM CC), que teve lugar em Setembro em Lisboa. Na reunião participou ainda o recém-empossado Director-Geral do Património Cultural, Elísio Summavielle.


(ler mais)
pub: 23 de Fevereiro de 2012

COMUNICADO: AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA

Comunicado referente à audiência que o Senhor Secretário de Estado da Cultura concedeu ontem à Direcção do ICOM.PT.


(ler mais)
pub: 22 de Janeiro de 2012

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO 2008-2010 DO ICOM INTERNACIONAL

Encontra-se disponível para consulta o relatório de avaliação do Plano Estratégico 2008-2010 do ICOM Internacional.


(ler mais)
pub: 29 de Março de 2011

Profissões Museais

Este é um assunto que está na ordem do dia, não só em Portugal como por toda a Europa, Brasil, e muitos outros países.
O ICOM-PT está a promover a divulgação de um importante documento internacional de referência sobre o tema, produzido recentemente pelo ICTOP: Referencial Europeu das Profissões Museais.

Versão portuguesa (Tradução de Clara Vaz Pinto e Maria Vlachou) - Descarregar (.PDF - 228kb) 


(ler mais)