O Director-Geral do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), Julien Anfruns, deslocou-se propositadamente a Lisboa, onde foi ontem recebido no Palácio Nacional da Ajuda, em audiência concedida pelo senhor Secretário de Estado da Cultura (SEC), Francisco José Viegas. Da delegação do ICOM fizeram parte o Presidente e a Vogal da Direcção do ICOM Portugal, respectivamente Luís Raposo e Graça Filipe, e ainda o responsável pelo Comité Organizador Nacional da XVIª Conferência Internacional do ICOM Conservação e Restauro (ICOM CC), que teve lugar em Setembro em Lisboa e constituiu a maior reunião de museus até hoje realizada em Portugal, com cerca de um milhar de participantes, provenientes de cerca de oitenta países. Na reunião participou ainda o recém-empossado Director-Geral do Património Cultural, Elísio Summavielle.
O encontro, solicitado pelo ICOM, serviu para o DG da organização apresentar cumprimentos às autoridades portuguesas, agradecer a importante participação portuguesa nas actividades, fazendo especialmente o balanço das que tiveram lugar em 2011, e informar sobre acções futuras. Foi dada particular atenção à organização de futuras plataformas de encontro e promoção da qualidade em museus. Neste plano o DG do ICOM regozijou-se com a iniciativa do ICOM Portugal no sentido de desenvolver laços especiais de cooperação entre os museus do Mundo da Lusofonia, sendo encarados programas futuros de apoio a este universo museal. Finalmente, a delegação do ICOM mostrou interesse em tomar conhecimento sobre as alterações políticas e organizacionais em curso no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura e da tutela dos museus portugueses em geral, salientando neste domínio a importância que internacionalmente se confere á Rede Portuguesa de Museus e as preocupações decorrentes de notícias divulgadas quanto à sua eventual descaracterização ou diminuição conceptual e operacional, nomeadamente em consequência da anunciada não renovação de contratos de trabalho da reduzida equipa que constitui o seu secretariado central.
Tomando boa nota da disponibilidade de colaboração, projectos de acção e preocupações expressas, o senhor Secretário de Estado da Cultura reafirmou o princípio geral da sua abertura para a cooperação com o ICOM, aliás já garantida através da relação positiva existente com a Comissão Nacional Portuguesa da organização. Coube ao novo Director-Geral do Património Cultural explicar sumariamente o sentido e conteúdos das alterações de estrutura em curso na SEC, designadamente quanto à fusão num só organismo de todas as áreas patrimoniais e ainda quanto ao reforço de competências das Direcções Regionais de Cultura. Quanto à Rede Portuguesa de Museus, foi afirmada a sua importância, confirmado o prejuízo que pode decorrer da perda da equipa técnica de secretariado central e reconhecida preocupação por não ter sido possível até agora garantir a sua continuidade.Finalmente, o Presidente da Comissão Nacional convidou ao senhor Secretário de Estado da Cultura para estar presente nas Xª Jornadas Anuais do ICOM Portugal, que terão lugar em 27 de Março próximo, no Museu Soares dos Reis, no Porto.
« Voltar