Notícias
Nº de registos : 130 ( 81 até 100 )
1 2 3 4 5 6 7

Conferência Internacional "Museus e Políticas", por Luís Raposo

Luís Raposo, anterior presidente do ICOM Portugal e membro da direcção do ICOM Europa, teve a seu cargo uma das conferências inaugurais da Conferência Internacional “Museus e Políticas”, organizada conjuntamente pelas Comissões Nacionais do ICOM da Rússia, da Alemanha e dos Estudos Unidos da América e dá-nos notícia da sua participação e da discussão gerada neste evento. O texto (e imagens) podem ser consultados no seguinte link.


pub. 1 de Outubro de 2014

(ler mais)

Novo número do renovado Boletim ICOM Portugal

pub. 1 de Outubro de 2014

(ler mais)

ICOM News de Setembro dedicado ao financiamento de Museus - "Special Report"

pub. 22 de Setembro de 2014

(ler mais)

Presidente do ICOM Internacional, Prof. Doutor Hans-Martin Hinz, agraciado com a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha

pub. 15 de Setembro de 2014

(ler mais)

Conferência Anual do CIDOC 2014 - Dresden, Alemanha

pub. 3 de Setembro de 2014

(ler mais)

Publicação das Actas da Conferência "Public Policies toward museums in times of crisis"

pub. 2 de Setembro de 2014

(ler mais)

Museu Regional de Beja: Nova tutela?

 

No passado dia 24 de Julho realizou-se um debate sobre o futuro do Museu Regional de Beja. De acordo com legislação recente (Lei 26/2014, de 24 de Junho), o museu, actualmente sob a alçada da Assembleia Distrital de Beja, terá de passar para outra tutela.


pub. 31 de Julho de 2014

(ler mais)

ICOM Portugal presente nas reuniões anuais em Paris

 

Entre 2 e 4 de Junho de 2014 decorreram as reuniões anuais do ICOM na sua sede, em Paris. Estiveram presentes mais de 200 profissionais de várias partes do globo. Da parte do ICOM Portugal estiveram presentes José Alberto Ribeiro (Presidente) e Joana Sousa Monteiro (Secretária).


pub. 14 de Junho de 2014

(ler mais)

Concentração pela defesa do Museu de Cortiça

 

No passado dia 19 de Julho de 2014 teve lugar uma concentração de pessoas junto do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês (Silves), que encerrou há cinco anos. Em questão está o futuro do museu, cujo espólio foi adquirido em hasta pública (a 31 de Maio) pelo Grupo Nogueira (proprietário dos supermercados Alisuper). A concentração foi promovida pela APAI (Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial), mas contou com o apoio do ICOM Portugal e do ICOMOS (Comissão Nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). Da parte do ICOM Portugal, estiveram presentes Dália Paulo e José Gameiro, membros da actual direcção.


pub. 21 de Julho 2014

(ler mais)

Nova morada do ICOM Portugal

 

O ICOM Portugal tem nova morada institucional:

A/c Olinda Carvalho
Palácio Nacional da Ajuda | Museu
Ala sul – 2º. andar
Largo da Ajuda
1349-021 Lisboa

pub. 15 de Julho de 2014

(ler mais)

Comissária Vassiliou: património cultural ganha mais apoios da União Europeia

 

Dado o interesse do assunto julgamos ser importante transmitir o seguinte comunicado de imprensa da Comissão Europeia sobre os apoios da União Europeia ao Património Cultural:

 

"Segundo um novo relatório da Comissão Europeia, as organizações de salvaguarda do património cultural devem aproveitar as oportunidades proporcionadas pelos programas de financiamento e pelas políticas da União Europeia para as ajudar a enfrentar os desafios com que o setor se defronta. Este documento de estratégia, intitulado «Rumo a uma abordagem integrada do património cultural europeu», revela que o setor se encontra numa «encruzilhada», com a redução dos orçamentos públicos, a queda na participação em atividades culturais tradicionais e a diversificação das potenciais audiências devido à urbanização, à globalização e à evolução tecnológica. Ao mesmo tempo, sublinha as oportunidades que se oferecem aos Estados-Membros e a outras partes interessadas de trabalharem em mais estreita colaboração além-fronteiras a fim de assegurar que o setor do património cultural contribui cada vez mais para o crescimento sustentável e o emprego.pub. 24 de Julho de 2014

(ler mais)

ICOM-CIDOC Programa de Treinamento - São Paulo

 

O CIDOC, Comité Internacional de Documentação do ICOM, em parceria com o Museu da «Texas Tech University», desenvolveu um programa inovador de seminários de formação em Documentação Museológica. A segunda edição do programa é fruto de uma colaboração com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Instituto de Arte Contemporânea e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e irá realizar-se entre 17 e 22 de Agosto em São Paulo, Brasil.


pub. 24 de Julho de 2014

(ler mais)

Conferência Anual de 2014 do CIDOC - Comité Internacional para a Documentação do ICOM

 

Irá realizar-se em Dresden, Alemanha, entre 6 e 11 de Setembro, a conferência anual do CIDOC sobre o tema "Access and Understanding – Networking in the Digital Era". A conferência começa com um conjunto interessante de "workshops", realizados nos dois primeiros dias, e terá um conjunto de sessões paralelas a decorrer nos restantes dias, onde serão apresentados trabalhos de investigação relacionados com a documentação e gestão de coleções e nas quais participarão um conjunto relevante de investigadores portugueses.


pub. 24 de Julho de 2014

(ler mais)

ICOM Portugal participa no colóquio «O Futuro do Museu Regional de Beja»

 

A lei 36/2014, de 26 de Junho, veio estabelecer um novo regime jurídico para as assembleias distritais que implicará alterações na forma como o Museu de Beja passará a ser gerido. Nesse contexto e tendo em conta os prazos legalmente definidos para a aplicação do novo regime, a Assembleia Distrital de Beja organiza, no próximo dia 24 de Julho, um colóquio no Museu Regional de Beja sobre o futuro do museu no qual participará o presidente do ICOM Portugal, José Alberto Ribeiro.


pub. 23 de Julho de 2014

(ler mais)

Eleição dos corpos Sociais da Associação Portuguesa de Museologia para o triénio 2014 - 2017

 

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) elegeu, no passado dia 26 de Maio de 2014, os seus corpos sociais para o triénio 2014 - 2017. A lista é liderada pelo nosso colega João Neto, director do Museu da Farmácia. O ICOM.PT felicita todos os colegas eleitos e deseja, à nova direcção da APOM, o maior sucesso.


pub. 28 de Maio de 2014

(ler mais)

Comunicado do presidente do ICOM Portugal no âmbito da Noite e Dia dos Museus

Caros membros do ICOM,

Este ano o tema do Dia Internacional dos Museus é As Colecções Criam Conexões – momento para o qual os nossos museus preparam uma grande variedade de iniciativas que reforçam os museus como locais de ligações que ultrapassam a realidade intrínseca dos objectos, técnicas, valor simbólico, emocional e imaterial que ultrapassa fronteiras, situando os museus como locais de encontro de culturas e vivências sociais únicas.


pub. 16 de Maio de 2014

(ler mais)

Lançado o site do Observatório Internacional do ICOM para o Tráfico Ilícito de Bens Culturais

 
Todos os dias em qualquer parte do mundo um objeto é roubado de uma coleção ou de um museu com o objectivo de o vender, de forma ilícita, no mercado. O tráfico ilícito de bens culturais tem-se tornado um problema sério e preocupante, principalmente em países sem os meios necessários para proteger o seu património cultural.

pub. 12 de Março de 2014

(ler mais)

Marta Lourenço recebe a medalha George Sarton da Universidade de Gent

 

Marta Lourenço, membro do ICOM Portugal e secretária da anterior direcção do ICOM Portugal, foi galardoada com a medalha George Sarton da Universidade de Gent pelo seu importante contributo para a História da Ciência, através da valorização das colecções científicas como elemento fundamental para a sua construção. O ICOM Portugal felicita Marta Lourenço por este prémio que é, sem dúvida, o justo reconhecimento do trabalho que tem feito em prol dos museus e das coleções.


pub. 9 de Maio de 2014

(ler mais)

Conceitos-chave de Museologia

pub. 3 de Março de 2014

(ler mais)

Renovação do ICOM - Director-Geral e Comités Técnicos centrais

pub. 8 de Fevereiro de 2014

(ler mais)


Nº de registos : 130 ( 81 até 100 )
1 2 3 4 5 6 7